Banco Angolano de Investimentos S.A. – Presença crescente no comércio retalhista

Financials

Banco Angolano de Investimentos S.A. – Presença crescente no comércio retalhista

O Banco Angolano de Investimentos S.A. (BAI) é o maior banco angolano em termos de activos. Trata-se de um banco de centro monetário, centrado em instituições, com elevadas receitas de investimento e de transacções, financiadas por uma base de depósitos diversificada. A sua forte base de capital e solvência posicionam-no para o crescimento numa retoma económica angolana. O baixo rácio de empréstimos e depósitos do BAI oferece a possibilidade de aumentar a rendibilidade dos activos e dos capitais próprios. O crédito começou a ser concedido mais fortemente durante o ano de 2024, uma tendência que se manteve no 1.º sem. de 2025.

Written by

Neil Shah

Executive Director, Content and Strategy

Recuperação sustentada da economia angolana

O PIB angolano teve um forte aumento em 2024 para 4,5%, prevendo-se um crescimento contínuo para 2025 e anos seguintes, apesar dos choques das tarifas e da descida do preço do petróleo. O Banco Nacional de Angola (BNA) tem incentivado a estabilidade da moeda, apoiada por reservas de divisas saudáveis, que representam 37% da dívida externa. Embora a dívida continue elevada, prevê-se que diminua para 46,8% do PIB no segundo semestre de 2025, sendo as receitas do petróleo suficientes para cobrir os custos da operação financeira. O governo angolano financiou uma exigência de valor de cobertura adicional de 200M de USD durante a incerteza no início do ano. A inflação está a descer, graças à estabilidade da moeda, e poderá conduzir a um ciclo de flexibilização das taxas de juro a partir do final de 2025.

Forte crescimento dos clientes e potencial de crédito

O BAI tem sido bem-sucedido na expansão do seu alcance, com um crescimento médio de 27%/ano nos canais de distribuição desde o AF20. Isto ajudou a empresa a mais do que duplicar os seus clientes activos para 2,7M até ao 1.º sem. de 2025. No conjunto, o BAI aumentou o rácio de empréstimos e depósitos de 18,6% no AF23 para 25,3% no AF24. Para o BAI Angola, o aumento foi mais impressionante: de 12,6% no AF23 para 24,5% no 1.º sem. de 2025. A qualidade do crédito manteve-se saudável, apesar do aumento do crescimento.

A estratégia da BODIVA oferece potencial para o BAI

A bolsa de valores angolana aumentou a capitalização bolsista para 15,6% do PIB em 2024 e tem por objectivo atingir 50% nos próximos cinco anos, com o apoio do lançamento da Bolsa de Mercadorias, do Mercado de Derivados e de uma reserva de ofertas públicas iniciais (OPI). O BAI, enquanto maior empresa cotada na bolsa, deverá beneficiar do aumento de volume e liquidez que a estratégia da BODIVA poderá proporcionar.

Forte desempenho do preço das acções

O preço das acções do BAI subiu 48% no ano até à data, para Kz 83 000/acção, superando largamente os seus pares locais e regionais. A sua rendibilidade do capital próprio médio (RoAE) de 26,4% (26% para o grupo de pares), com base nas suas finanças consolidadas, compara-se com um múltiplo preço/valor contabilístico de 1,7x (grupo de pares: 1.4x).

Para ler o relatório completo, clique no botão de download no topo da página.

Latest

TMT | thematic

Semiconductors: Materials in wafer markets

Consumer | thematic

ConsumerWatch – Against all odds

Financials | thematic

Banco Angolano de Investimentos – Growing retail presence

Investment Companies | thematic

Hansa House View

TMT

Semiconductors: Materials in wafer markets

In the ever-expanding semiconductor market, wafer materials play a critical role. Worth $630.5bn in 2024 (according to WSTS), the semiconductor market is expected to reach c $1,000bn by 2030 (McKinsey) and the industry is continually looking for materials that can shrink semiconductor sizes and lead to more energy-efficient chips. Currently, the most widely used base material for semiconductors continues to be silicon (Si). In this report, we highlight key market developments and outline the industry’s main suppliers, focusing on equipment manufacturers. We also explore other potential wafer materials, such as gallium nitride (GaN), gallium arsenide (GaAs) and silicon carbide (SiC).

Continue Reading

Subscribe to Edison

Get access to the very latest content matched to your personal investment style.

Sign up for free